Lista de distribuição

• 19/06/2017 às 17:17 #374
    Helder MC Santos
    Participante

Ola boa tarde,
    Como posso fazer uma lista de distribuição apenas para clientes “activos”?

Tenho uma tabela de clientes(ID, nome, email, Situação); Distribuicoes(ID, data, conteúdo) ; DstLines(clienteID, DistribuicoesID). Sendo que, apenas quero ter em DstLines os clientes com o status = Activos.

Se forem mais de 100, como posso importar rápido?

20/06/2017 às 09:40 #375
    Daniel | HiMaker
    Participante

Ao dizer “Lista” se refere a ao layout de Lista? Ou um excel (Export) com as informações contidas da tabela?

Terá que fazer um script com o passo de busca, como tem que ser feito um filtro por por ativos, precisara executar um Perform Find (ou Realizar Busca se o FM estiver em português), para filtrar os registros ativos, essa busca seria um Situação = 1 ou Situação = “Ativo”, dependendo do tipo do seu campo, pode fazer essa busca no Layout de Distribuições, para poder trazer as outras informações, então a busca é feita por uma campo relacionado que seria clientes::Situacao, assim terá o filtrado as informações de distribuições filtradas por clientes ativos.

Caso for Lista, já tera seu filtro na lista pronto, se for pra exportar os registros pode fazer o export depois do filtro.

Se for para importar registros para essas tabelas, as tabelas deverão estar separadas com os devidos IDs para a importação.

20/06/2017 às 11:11 #376
    Helder MC Santos
    Participante

Ola,

(nao pretendo importar nem exportar para excel).

pretendo inserir os clientes activos na DstLines, tenho em conta o relacionamento:   Distribuicao—<DstLines>—Clientes.

Anexos:
    You must be logged in to view attached files.
    22/06/2017 às 08:31 #378
    Daniel | HiMaker
    Participante

Para fazer esse tipo de importação tera que predefinir os dados de entrada anteriormente… Por exemplo:

Existem 3 tabelas relacionadas, então precisara importar as três tabelas com os dados das para o relacionamento.

Agora o que vai gerar o arquivo para importação vai depender do formato. Se for .fmp12, poderia usar o mesmo relacionamento, mas outros tipos, tera que predefinir os dados.
    Para predefinir e relacionar os dados caso venha de outro sistema que não existe essa tabela Dtslines, você primeiro precisa encontrar o campo que faz a ligação no sistema atual, depois usara ele para fazer um script no filemaker para importar manualmente esses registros, ou seja, será necessário fazer uma importação especifica e com script dando novo registro e armazenando os dados. Existem formatos já que servem pra esse tipo de “troca” de dados, como XML e Json, o filemaker 16 ele já tem leitor de json, então se tiver utilizando essa ferramenta mais atualizada pode facilitar o trabalho.

obs: é o dono desse canal do youtube?: https://www.youtube.com/user/hemocrusa/featured
    se for obrigado iniciei no filemaker com seus videos 🙂

Anexos:
    23/06/2017 às 05:26 #380
    Helder MC Santos
    Participante

Consegui, encontrei um script que tive de adapta-lo… agora ja está funcionando.

OBS: Daniel, sou sim, obrigado pela força, aprendemos todos os dias.

Anexos:

Você deve fazer login para responder a este tópico.